quarta-feira, 26 de maio de 2010

19:54

desenhei, na cabeça, três caminhos profissionais para mim. o primeiro é continuar na revista e seguir lutando bravamente para ser uma repórter de verdade, o que consiste basicamente em entregar textos com regularidade, coisa que eu não faço.

no entanto, isso só é viável se a "promoção" "prometida" vier. decidi que não posso mais ganhar tão mal. sobretudo porque eu me esforço. num mundo onde existe justiça, cósmica que seja, isso deveria contar. mas esse mundo existe? claro que não. as coisas podem simplesmente dar errado. ou dar certo de um jeito torto.

se a promoção não vier, eu vou tirar férias, coisa que jamais aconteceu em toda a minha vida profissional. e lá se vão sete anos de labuta. na volta, devo bater em outras portas. de jornais, talvez. este é o segundo caminho.

a terceira possibilidade, por incrível que pareça aos que já ouviram todo o meu repertório sobre a paixão pelo jornalismo, é o que mais me agrada. consiste em voltar para a faculdade.

para isso, eu precisaria trabalhar em alguma agência de comunicação que pague bem. aí, cursaria psicologia. me tornaria uma acadêmica. depois, com algum dinheiro guardado, montaria um consultório, ao mesmo tempo em que frequentaria aulas da escola de psicanálise. ouviria os outros e ajudaria essas pessoas a escrever suas próprias histórias, a enxergar esses enredos tão inacessíveis por vezes.

no meio do caminho, achei que a construção de histórias era jornalismo. literário, para ser mais exata. demorei para notar que dificilmente é. se você não for um gay talese da vida você vai ficar na superfície. e eu quero mergulhar, como sempre.

3 comentários:

LiC disse...

Pelo jeito vc está tão feliz profissionalmente qto eu ou minha amiga q vc conhece... Se vc tiver o endereço do blog dela, dá uma lida lá no q é a vida em assessoria/agência de comunicação...
Dê um tempinho ainda na revista. As chances aparecem aonde a gnt menos espera... De repente tenta uns frilas para outras publicações da mesma empresa. As vezes rola e em uma dessas vezes pode até ser pra algo q te encante mais do q a redação q vc frequenta.
Tire férias e tente aproveitá-las, mesmo q seja pra passar um final de semana na casa de um tio q viva em Jundiaí. Eu praticamente não tenho férias desde q entrei na faculdade. Sempre pulei de um estágio para o outro e depois de um trabalho para o outro.

tippi hedren disse...

é, tô dando esse tempinho. preciso ficar mais de um ano em algum lugar. sempre me sinto sufocada e acabo indo embora sem esgotar toda a minha paciência. as coisas vão acontecer someday.

Patsy disse...

Lic, pode me passar o blog da sua amiga? Fiquei curiosa :)
Bjs