sexta-feira, 25 de junho de 2010

17:18

inspirada pelo texto dele*, escrevo minha versão das copas.

86 - méxico
seleção campeã: argentina

eu tinha acabado de completar dois anos de vida. não entendia bulhufas de futebol, de copa do mundo ou de qualquer outra coisa, mas ganhei uma camiseta do brasil e posei para uma foto no quintal. eu tinha um casal de maritacas que nos venderam como papagaios. eram o romeu e a julieta. não lembro qual deles morreu primeiro, mas, pasmem, o outro morreu pouco depois.

90 - itália
seleção campeã: alemanha ocidental

eu estava no pré. continuava não ligando pra copa. tô procurando qualquer memória na cachola, mas só consigo me lembrar do jogral ensaiado à exaustão, da festa de formatura, finalmente, e da lambada que dancei na festinha. eu estava banguela, meu cabelo estava todo cacheado e eu tinha ganhado uma pulseira da minha mãe. minha melhor amiga era a bia. quase 15 anos depois, ela deu em cima do meu namorado da época. bitch.

94 - estados unidos
seleção campeã: brasil

agora sim eu sabia o que era uma copa, mas descobri que meu avô não. até hoje, ele só assiste porque considera uma espécie de dever cívico, mas não entende nada do que está vendo. faz questão de perguntar sempre de que lado o brasil deve fazer gol. comemora o sucesso da seleção, naturalmente. acha que futebol é uma grande palhaçada. e que os salários são injustos. quanto a mim, fiquei maravilhada com bebeto e romário. nana, neném! eu tinha um hamster, o pig. ele morreu antes da final, após agonizar durante todo o campeonato. enterramos no jardim.

98 - frança
seleção campeã: frança

todo o frescor da oitava série e o inexplicável fiasco brasileiro. sem mais.

2002 - coreia e japão
seleção campeã: brasil

estava muito feliz por ver o felipão comandar a seleção. se tinha alguém que eu amava mais do que o marcos, no palmeiras, esse alguém era felipão. impagável vê-lo comemorar o penta como comemorou a conquista da libertadores da américa. descobri que o bial se tornava poeta quando o brasil ganhava e isso me chateou. assisti aos jogos no apartamento recém-comprado pela minha mãe. foi sua primeira aventura fora da casa dos pais, excetuando-se o casamento frustrado que durou menos de um ano. era o nosso espaço e éramos felizes.

2006 - alemanha
seleção campeã: itália

foi a copa dos adultos, como ele escreveu. eu já trabalhava duro, tinha um chefe escroto e queria morrer de raiva por ele abominar sites não relacionados ao trabalho, fones de ouvido, alegria etc. estava prestes a me formar, correndo com o tcc, mini-torcendo, portanto. neste ano, consegui meu primeiro trabalho como repórter.

2010 - áfrica do sul
seleção campeã: ?

sem dúvida, a copa acompanhada com mais ardor. vi quase todos os jogos, cornetei e amei dunga. minha felicidade é grande ao vê-lo peitar a vênus platinada, mas shhhh. kaká finalmente se revelou mais humano e menos cordeiro de deus. porra! e o felipão tá voltando pro palmeiras.

* não posso linkar. ele chora.

3 comentários:

LiC disse...

Minha visão das Copas é um tanto qto estranha, consigo lembrar de algumas coisas toscas, mas nada mto interessante...
86 - Lembro q minha mãe costurou uma bandeira metade Inglaterra, metade Portugal pq eu não queria torcer para o Brasil. Tb lembro de estar em um carro com aquela minha amiga q vc conhece e era o lançamento de um novo carro no Brasil e todo mundo parava para ver o carro do pai dela.
90 - Tb com essa minha amiga assistindo a final na fazenda de uns tios dela. Torcida geral para Alemanha e na sétima série já apaixonada por jogadores italianos e alemães.
94 - Morava nos EUA, já grandinha e prestes a voltar pro Brasil (seria definitivo no fim do ano) e podendo assistir a abertura lá, qdo o Bra ganhou, já estava com a minha amiguinha em Recife vendo a chegada da seleção lá.
98 - Não tenho lembrança nenhuma da Copa. Estudava e já trabalhava feito louca em jornal tb.
2002 - Não vi absolutamente nada da Copa, estava a trabalho na Colômbia, mas lembro q via estampado em tudo qto é jornal, um goleiro meio esquisitão.
2006 - Já estava de volta em SP e a gente saia correndo do trabalho pra ver a Copa, o mesmo q acontece hj...

Anônimo disse...

Hahaha...ele chora é ótimo. E sim, era você, tá?!?!!?

Patsy disse...

xuxu, amei isso! A descrição de 2006 é óteeeema! Vc é tão divertida :)E vamo que vamô!
Vai, vai lá, vai lá
Vai lá meu Brasilzão,
Vamo Brasil, Vamo Brasil, vamo ser campeão!!!
Eu sei que é brega, mas eu sou assim, me empolgo muito na copa, deu para perceber, né?!!!